4 dicas para a Implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ)

Sistema de Gestão da Qualidade: O que é?

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), pode ser definido como um conjunto de regras internas que são materializadas por uma coleção de políticas, processos, procedimentos documentados e registos. Esse sistema define como a empresa pretende conseguir satisfazer a entrega do um produto ou serviço aos seus clientes. Quando implementado numa organização, o SGQ tem de ser específico para o produto ou serviço fornecido, por isso é importante adaptá-lo às suas necessidades específicas. No entanto, e com o objetivo de garantir um bom sistema, a norma NP ISO 9001, define alguns requisitos que se destinam a padronizar como um SGQ é implementado.

Os processos do SGQ começam com as etapas iniciais de planeamento da gestão da empresa, onde se definem os objetivos, incluindo os produtos ou serviços que a empresa disponibilizará. O sistema, então, faz a gestão de todos os processos necessários, desde as compras do produto ou serviço até à criação e, finalmente, a entrega do produto ou serviço ao cliente.

Além disso, os processos de suporte para que isso aconteça são controlados como parte do sistema. Isso inclui a gestão de recursos humanos e equipamentos, procedimentos para controlar documentos e registros.

Há processos, do SGQ, que são projetados para monitorizar os processos do sistema e conduzir à melhoria contínua. Esses processos incluirão métodos de auditoria, meios de aplicar ações corretivas e de prevenção dos problemas e uma metodologia de revisão do sistema para garantir que os requisitos são cumpridos e os planos sejam melhorados.

Uma das melhores formas de garantir que o sistema tem incluído todos os processos aplicáveis ​​é a utilização de um referencial normativo como os SGQ suportados na NP EN ISO 9001. A norma ISO 9001 é uma dessas normas que apresenta um conjunto de requisitos que definem todas as políticas, processos, procedimentos e registros documentados que são necessários para um SGQ, podendo ser usado e adaptado a qualquer organização.

4 dicas para uma implementação de sucesso

Considero que há 4 pilares fundamentais e transversais a qualquer desenvolvimento de um projeto a nível organizacional, e que, portanto, também são aplicáveis a implementação de um SGQ. São eles:

  • Planeamento: parece óbvio, mas é muitas vezes negligenciado: os objetivos, datas, recursos internos ou externos, estratégia devem ser claramente definidos.
  • Liderança: é outro aspeto crítico e muito mais agora na nova versão da NP ISO 9001. É crítico que haja desde logo o envolvimento da liderança no projeto.
  • Colaboradores: Peça fundamental de qualquer organização e de qualquer projeto. Seja qual fora a estratégia de implementação estes devem ser envolvidos, apoiados e informados.
  • Comunicação: Este ponto está relacionado com o anterior. A comunicação é fundamental quando há a necessidade de desenvolver qualquer ação que envolva duas ou mais pessoas. É o princípio da resolução de tudo, soluções e problemas.  Uma estratégia de comunicação eficiente é fulcral.

 

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António de Oliveira

António de Oliveira

Membro efetivo da Ordem do Engenheiros, trabalha desde 2007 na implementação de sistemas de gestão. Desenvolveu já vários projetos no setor da indústria e serviços em empresas nacionais e internacionais. É CEO na APOPartner e responsável da Qualidade da PSZ Consulting. É doutorando em Segurança e Saúde Ocupacionais na FEUP.

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