7 Dicas de Poupança

Caso pretenda equilibrar as equilibrar as suas finanças pessoais ou criar um fundo de maneio, é possível através destas 7 dicas de poupança.

Leve marmita para o trabalho

Esta dica têm um impacto muito grande no orçamento, uma vez que em média o valor de refeição poderá rondar entre os 8 e os 10 euros, sendo que representa uma poupança de aproximadamente 210 euros mensais. O mesmo se aplica ao pequeno-almoço,  lanches e ainda aos cafés fora de casa.

O melhor é mesmo levar a marmita e ainda uns snacks para o longo do dia, caso seja possível e tenha condições para tal o local de trabalho.

Registe as suas despesas

Crie um documento Excel  com a finalidade de descobrir onde está a gastar mais dinheiro. Desta forma poderá fazer os cortes necessários.

Analise os talões e folhetos de desconto

Aproveite as promoções e os folhetos semanais dos supermercados, analise sempre o mesmo e elabore uma lista de compras de forma a evitar deslocações desnecessárias e de comprar produtos que não necessite. Aproveite também para comprar em quantidade os alimentos que regularmente utiliza, evitando comprar outros só porque estão em promoção e que poderá representar um gasto extra.

Planeie as refeições semanais

Elabore uma listagem das refeições semanais, de forma a não desperdiçar os alimentos e conseguir poupar um valor significativo semanalmente.

Poupe nos combustíveis

A escolha do posto de combustível com o preço mais baixo pode ser significativa no orçamento disponível e poderá representar aproximadamente uma diferença de 8 cêntimos por litro.

Poderá encontrar essa informação em: http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/ ou nas seguintes aplicações: Gasol, Mais Gasolina, Portugal Energia, VivaGas. Todas as aplicações são gratuitas!

Use mais dinheiro em vez do cartão

Quando fizer as suas compras não faça todos os pagamentos com cartão. Levante o dinheiro que entenda ser necessário para todas as compras que necessita de fazer, conseguindo assim controlar e gerir muito melhor o dinheiro que têm disponível.

Estipule um valor mensal para pôr de lado

Pode utilizar o mealheiro ou uma conta poupança, sendo mais importante é cumprir a risca o plano. Poderá definir um valor semanal ou diário, ou por exemplo pode juntar as moedas que têm nos bolsos ao final de cada dia.

The following two tabs change content below.
Catarina Ribeiro

Catarina Ribeiro

Licenciada em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto. Possui o certificado de competências pedagógicas e as principais áreas de formação são Marketing e Vendas. Atualmente exerce funções de consultoria na área do Marketing e Comunicação.
Catarina Ribeiro

Últimos posts de Catarina Ribeiro (ver todos)

Sobre o Leopardo.pt

O Leopardo.pt nasceu da necessidade da existência de um portal de informação destinado a ajudar empresários, empreendedores, e em geral, todos os que se interessam pelas temáticas da Gestão e da Contabilidade, fundamentais no mundo dos negócios.
© 2015 Leopardo.pt | Todos os direitos reservados

Newsletter

Back to Top