A importância do marketing nas empresas

“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.” ( Definição de Marketing segundo a AMA – American Marketing Association).

Uma estratégia de marketing bem definida e coerente é indispensável para conseguirmos atingir o sucesso económico de uma empresa. Hoje em dia, esta preocupação é cada vez mais notória, sendo que mesmo assim ainda continuam a existir muitos erros e falhas ao nível do marketing mesmo em grandes empresas com grande notoriedade no mercado quer nacional quer internacional.

A preocupação com o marketing deve ser a base fundamental para toda a atividade da empresa. É importante conhecermos bem o cliente e o mercado em que pretendemos entrar, para não corrermos o risco de avançarmos para um mercado sem potencial e investir dinheiro desnecessariamente.

O primeiro passo é analisarmos bem o mercado onde a empresa se insere, identificando através de uma análise SWOT os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Seguidamente segue-se uma análise externa em que analisamos as variáveis externas a empresa, que podem influenciar a sua atividade e funcionamento.

Um conselho importante é analisarmos e conhecermos o mercado, a concorrência e os potenciais parceiros que atuam no mesmo mercado, identificando as nossas vantagens competitivas podendo assim realça-las. É essencial conhecermos muito bem o nosso cliente, identificar as necessidades e os comportamentos de compra de forma a podermos dar as respostas adequadas a cada situação.

Relembro que custa cinco vezes mais conseguir um novo cliente do que manter um cliente atual. É importante termos em conta estes fatores, para conseguirmos ponderar estratégias, objetivos e antever oportunidades, atingindo assim o sucesso pretendido.

The following two tabs change content below.
Catarina Ribeiro

Catarina Ribeiro

Licenciada em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto. Possui o certificado de competências pedagógicas e as principais áreas de formação são Marketing e Vendas. Atualmente exerce funções de consultoria na área do Marketing e Comunicação.
Catarina Ribeiro

Últimos posts de Catarina Ribeiro (ver todos)

Sobre o Leopardo.pt

O Leopardo.pt nasceu da necessidade da existência de um portal de informação destinado a ajudar empresários, empreendedores, e em geral, todos os que se interessam pelas temáticas da Gestão e da Contabilidade, fundamentais no mundo dos negócios.
© 2015 Leopardo.pt | Todos os direitos reservados

Newsletter

Back to Top