Coworking

Cowork, uma comunidade, uma oportunidade

O conceito de ‘escritório’ já não é o que era e longe vão os tempos em que o termo remetia para uma pequena sala fechada ou para os famosos cubículos associados àquelas que surgem no nosso imaginário como empresas de grande dimensão, com telefones a tocar constantemente e com trabalhadores numa grande azafama apenas interrompidos pelo vizinho que, sem retirar os pés de cima da secretária, vê o arremesso de bolas de papel até ao cubículo contíguo como parte da ordem de trabalhos. Posteriormente, o trabalho a partir de casa foi ganhando terreno e passou a ser apontado por muitos como o ideal. Seria? Na verdade a probabilidade de termos alguém a atirar papel na nossa direção seria menor mas é grande a soma de possíveis distrações.

Eis que, de promessa a realidade, surge então a configuração de que hoje tanto se fala – o cowork – que, de acordo com o Global Coworking Census 2013, nesse ano totalizava já os 2498 locais com a Europa a deter 46% dos mesmos. Dentro desta modalidade, a Google inaugurou, há 3 anos, o Campus London. Os Worldwide Labs viram as suas portas serem abertas graças à BBC. E em Braga, classificada por muitos como um ecossistema de empreendedores, o início do novo ano trouxe consigo um novo espaço: o LIFTOFF TO MARKET, um projeto da Associação Académica da Universidade do Minho cuja coordenação está a cargo do LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor. Com o objetivo de apoiar as ideias de negócio em fase de arranque através da disponibilização de espaços físicos para o desenvolvimento de atividades empreendedoras/empresariais e do fomento de redes de contacto que facilitem a aceleração das ideias e/ou negócios, este espaço inclui a tão vantajosa modalidade de cowork. Muitas são as vantagens associadas sendo a facilidade de conhecer outros empreendedores e, assim, criar sinergias a mais óbvia. Com rendas por norma, mais acessíveis os promotores das ideias de negócio passam a ter acesso a um espaço próprio, a salas de reuniões e a serviço de secretariado e beneficiam do facto de estarem inseridos num ambiente repleto de startups que atravessam as mesmas dificuldades e que partilham o processo de aprendizagem. A isto acresce o facto de existir uma certa competitividade entre as equipas o que as mantém motivadas e em estado de alerta.

Coworking_Space_in_Berlin

Se precisa de um espaço de trabalho e se estas mais valias lhe parecem apelativas permita-me que lhe deixe algumas ‘regras de etiqueta’ antes de abraçar o cowork. As regras de convivência social, até as que possam parecer demasiado básicas, não podem ser descuradas pois dificilmente temos uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão. Cumprimentar os coworkers, ser cuidadoso com os espaços comuns e evitar gestos que perturbem como a caneta a bater incessantemente na mesa, os sons de chat, as chamadas telefónicas atendidas a plenos pulmões ou as perguntas básicas (quantos de nós já pedimos a palavra-passe da rede Wi-fi quando esta estava afixada mesmo à nossa frente?). Mostre interesse pelas ideias dos seus colegas e esteja disponível para colaborar com os seus projetos fornecendo algum contacto de interesse, falando de possíveis parceiros, identificando falhas e possibilidades de melhoria. Se o fizer poderá esperar alguma reciprocidade, mas não a exija constantemente a um colega que começou a trabalhar de auscultadores, pode ser um sinal de não querer mais interrupções.

Chegado, finalmente, o seu primeiro dia de trabalho em cowork não se limite a escolher o melhor lugar e começar a trabalhar. Visite o espaço, conheça os seus colegas e, principalmente, os seus projetos, troque contactos e invista nesta interação social.

Seja bem-vindo!

The following two tabs change content below.
Joana Barbosa

Joana Barbosa

Licenciada em Economia pela Escola de Economia da Universidade do Minho, onde também concluiu o Mestrado em Economia Industrial e da Empresa. Experiência em investigação e apoio, formação e organização de eventos relacionados com empreendedorismo. Técnica responsável pelo LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor da AAUM
Joana Barbosa

Últimos posts de Joana Barbosa (ver todos)

Sobre o Leopardo.pt

O Leopardo.pt nasceu da necessidade da existência de um portal de informação destinado a ajudar empresários, empreendedores, e em geral, todos os que se interessam pelas temáticas da Gestão e da Contabilidade, fundamentais no mundo dos negócios.
© 2015 Leopardo.pt | Todos os direitos reservados

Newsletter

Back to Top