O que é o Crowdlending?

Este método de financiamento coletivo têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos.

O crowdlending é o ato de uma pessoa particular emprestar dinheiro diretamente a uma empresa que esteja a necessitar desse capital, financiando assim a empresa. Está vocacionada para pequenos e médios projetos, sendo que em Portugal os números quer em termos de investimento e financiamento já começam a ter alguma expressão.

Este empréstimo pressupõe sempre o pagamento de juros, tornando-se assim uma alternativa de investimento, aos tradicionais depósitos a prazo.

Os investidores decidem o valor a emprestar e a taxa de juro do empréstimo, e a empresa paga o valor através de prestações mensais ao longo do período de tempo acordado. O investidor recebe parte do capital investido todos os meses assim como o juro correspondente. Relativamente as taxas de juro praticadas variam em função do risco inerente, mas são substancialmente superiores às praticadas nos depósitos a prazo dos bancos.

As empresas serão classificadas por uma letra de rating, A, B+, B, B- e C, em que o A é a pontuação mais segura e o C o menos seguro.

De momento em Portugal apenas existe uma entidade de crowdlending em Portugal, a RAIZE.

Bons investimentos!

The following two tabs change content below.
Catarina Ribeiro

Catarina Ribeiro

Licenciada em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto. Possui o certificado de competências pedagógicas e as principais áreas de formação são Marketing e Vendas. Atualmente exerce funções de consultoria na área do Marketing e Comunicação.
Catarina Ribeiro

Últimos posts de Catarina Ribeiro (ver todos)

Sobre o Leopardo.pt

O Leopardo.pt nasceu da necessidade da existência de um portal de informação destinado a ajudar empresários, empreendedores, e em geral, todos os que se interessam pelas temáticas da Gestão e da Contabilidade, fundamentais no mundo dos negócios.
© 2015 Leopardo.pt | Todos os direitos reservados

Newsletter

Back to Top