Seis Principais Benefícios da Implementação da ISO 9001

Porque é que a ISO 9001 é uma boa ideia para a sua organização?

As pequenas e grandes empresas obtiveram grandes benefícios através da aplicação da norma ISO 9001, acabando por descobrir economias de custo e ganhos de eficiência. Aqui estão as explicações dos seis principais benefícios e os motivos da sua importância:

1. Melhoria da credibilidade e imagem

Como a ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida, tornou-se a base para a criação de um sistema de gestão da qualidade em todo o mundo, substituindo muitos requisitos previamente publicados. Quando uma empresa está à procura de um fornecedor, é frequentemente requisito a existência de um SGQ baseado na ISO 9001, para que possa ser considerado sendo já em muitos casos fator de exclusão. Esta situação ganha particular relevo caso a organização esteja a concorrer no setor público ou em áreas onde o mercado é dominado por empresas já certificadas. A obtenção da certificação ISO 9001 pode ser uma poderosa ferramenta de marketing.

2. Melhoria da satisfação do cliente

Um dos princípios da gestão da qualidade que são a base da ISO 9001 é a melhoria da satisfação do cliente. Ao melhorar a satisfação, a retenção de clientes será maior, já que clientes felizes e satisfeitos são a chave para manter a fidelidade dos mesmos. E serão esses clientes que trarão receitas adicionais.

3. Melhor integração de processos

Ao olhar para as interações globais dos processos da ISO 9001 é possível encontrar facilmente melhorias na eficiência e economia de custos. Isto acontece com a eliminação de desperdícios que pode ocorrer quando os processos são mantidos sem uma visão das ineficiências. O melhor fluxo nos processos também pode conduzir ao aumento da eficiência, através da obtenção de menos erros e consequentes correções, contribuindo para a redução de custos.

4. Melhorar a evidência para a tomada de decisões

Um segundo princípio de gestão da qualidade da ISO 9001 é a necessidade de usar a tomada de decisões baseada em evidências. Ao encaminhar as decisões com base em evidências, o foco passará a estar mais direcionado para a aplicação de recursos nas áreas que irão melhorar a eficiência e reduzir os custos, com menos tentativas e erros para encontrar a decisão certa. Além disso, através da monitorização do processo, a empresa está a melhorar uma vez que, através da análise dos dados, será possível observar as melhorias obtidas.

5. Criar uma cultura de melhoria contínua

A melhoria contínua é um princípio basilar de gestão da qualidade da ISO 9001. Ao adotar essa cultura no sentido de melhorar os processos da organização, nomeadamente processos onde ocorrem problemas sistemáticos, a empresa irá reduzir o impacto do problema e aumentar a capacidade de resposta ao mesmo, melhorando a eficiência e reduzindo custos. Ao adotar uma cultura de melhoria contínua, a empresa poderá analisar os seus benefícios de forma sistemática.

6. Envolvimento dos funcionários:

“Os funcionários envolvidos nas melhorias dos processos com os quais trabalham são funcionários mais felizes e empenhados.” Quem melhor do que as pessoas que trabalham no processo para identificar as áreas que precisam de ser melhoradas, e para ajudar a testar e identificar essas melhorias quando as mesmas são implementadas? Funcionários envolvidos são mais produtivos ajudando a empresa a evoluir, especialmente quando entendem que a qualidade do processo depende deles.

Porquê a ISO 9001 é a minha linha de partida?

A natureza internacional e basilar desta norma, faz com que quando alguns grupos de indústrias como Aeronáutica, Automotiva ou de Dispositivos médicos a tomem como base para criarem as suas próprias normas, AS9100, ISSO /TS 16949 e ISO 13485. A ISO 9001 é também é uma boa base para implementar muitos outros sistemas de gestão, como ISO 14001 para Sistemas de Gestão Ambiental e ISO 22000 para Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar, que seguem muito da mesma estrutura e organização.

In: 9001academy

The following two tabs change content below.
António de Oliveira

António de Oliveira

Membro efetivo da Ordem do Engenheiros, trabalha desde 2007 na implementação de sistemas de gestão. Desenvolveu já vários projetos no setor da indústria e serviços em empresas nacionais e internacionais. É CEO na APOPartner e responsável da Qualidade da PSZ Consulting. É doutorando em Segurança e Saúde Ocupacionais na FEUP.

Sobre o Leopardo.pt

O Leopardo.pt nasceu da necessidade da existência de um portal de informação destinado a ajudar empresários, empreendedores, e em geral, todos os que se interessam pelas temáticas da Gestão e da Contabilidade, fundamentais no mundo dos negócios.
© 2015 Leopardo.pt | Todos os direitos reservados

Newsletter

Back to Top