Soft skills, sabe se tem algum?…

Para poder responder da melhor forma à questão colocada no título deste artigo, é importante, em primeiro lugar, perceber do que se está a falar quando nos referimos a soft skills. Afinal, que estrangeirismo é este que agora toda a gente se refere no mundo empresarial e que os recrutadores tanto valorizam?

De facto, e se até há alguns anos atrás, as competências técnicas de um qualquer profissional prevaleciam e eram apreciadas em contexto laboral, nos dias de hoje as coisas mudaram e, essas competências, por si só, já não chegam para garantir uma contratação ou até a manutenção de um determinado posto de trabalho.

people-1458971-640x480

Hoje em dia, o mercado de trabalho procura candidatos que apresentem um conjunto de competências sociais e comportamentais que os distingam, as quais são designadas pela referência de soft skills, e que, atualmente, são tão ou mais valorizadas que as competências técnicas (hard skills).

office-work-7-1238270-639x426

Contrariamente às competências técnicas que são aprendidas nas escolas e nas universidades, estas competências sociais e comportamentais são intrínsecas e têm muito a ver com as qualidades de cada um, manifestadas pelas suas atitudes, comportamentos, hábitos ou formas de interação com quem os rodeia. São competências que se adquirem e se desenvolvem ao longo da vida, e que facilitam a relação com os outros, contribuindo decisivamente para um melhor desempenho e, consequentemente, para um aumento das perspetivas de progressão na carreira a qualquer profissional.

people-at-work-5-1459192-638x305

Agora que sabe do que estamos a falar, importa dar alguns exemplos dos soft skills mais importantes e valorizados pelas empresas:

  • Boa capacidade de comunicação – facilidade em estabelecer contactos e manter relações duradouras, influenciar positivamente os outros transmitindo informação e promovendo bom fluxo de trabalho;
  • Atitude positiva – energia e entusiasmo causam boa impressão traduzindo-se em maior produtividade e eficácia;
  • Resiliência – capacidade de se manter focado nas soluções apesar das adversidades, ultrapassando-as com motivação e estratégias para vencer;
  • Pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas –compreender os problemas, pensar em soluções criativas, eficientes e eficazes, planear e executar estratégias que resolvam efetivamente os problemas e validar os resultados obtidos tirando daí lições para o futuro, numa perspetiva de melhoria contínua;
  • Capacidade de trabalho em equipa – capacidade de trabalhar em conjunto, tendo um espírito colaborativo facilitador do alcance dos resultados comuns da organização;

 

Liderança Empresarial e Gestão de Equipas (LEOPARDO)

 

  • Bom relacionamento interpessoal – facilita a entreajuda entre colegas, o diálogo e a troca de ideias;
  • Boa gestão do tempo – capacidade de definir metas, estabelecer prioridades, planear o tempo e organizar o trabalho com vista ao alcance dos resultados desejados;
  • Potencial de aprendizagem – disponibilidade para crescer diariamente, para aprender sempre mais;
  • Flexibilidade – capacidade de adaptação a novas situações, motivação para o desenvolvimento de novos projetos.

Depois destes exemplos, consegue dizer se tem algum destes soft skills? Há alguma competência que necessita de ser melhorada?

Se o fiz pensar um bocadinho já valeu a pena ter escrito este texto. Obrigado pela sua leitura.

The following two tabs change content below.
José Luzia

José Luzia

Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Mestre em Contabilidade e Finanças na mesma instituição. Ao longo deste período efetuou investigação nas áreas da contabilidade e controlo de gestão. Tem 20 anos de experiência na área de gestão de empresas.

Sobre o Leopardo.pt

O Leopardo.pt nasceu da necessidade da existência de um portal de informação destinado a ajudar empresários, empreendedores, e em geral, todos os que se interessam pelas temáticas da Gestão e da Contabilidade, fundamentais no mundo dos negócios.
© 2015 Leopardo.pt | Todos os direitos reservados

Newsletter

Back to Top