Tem noção da importância do Cálculo Financeiro para a sua empresa?

O Cálculo Financeiro, ou Matemática Financeira, é o ramo da Matemática Aplicada que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. Ou seja, o Cálculo Financeiro tem como objetivo analisar as operações financeiras que têm por base a valorização temporal do dinheiro.

7027595009_99e38dcc0d_o

Numa economia de mercado, encontram-se 2 tipos de agentes económicos: os que possuem um excedente de recursos, e os canalizam para investimentos, com o objetivo de rentabilizar esse excedente (equipamentos, investimentos financeiros, etc.) e, por outro lado, os que possuem escassez de recursos e recorrem ao crédito para financiar as suas necessidades (investimentos, habitação, automóvel, etc.).

5857235122_2e4e98647f_o

Nestas circunstâncias, torna-se necessário compreender de que forma estes recursos investidos ou emprestados são remunerados, remuneração essa que chamamos de juro. Então, neste processo de cálculo temos várias variáveis envolvidas, sendo as principais a taxa de juro, o capital (dinheiro envolvido) e o tempo de duração da operação financeira. Avalia-se de que forma o dinheiro está ou será aplicado, com a intenção de maximizar resultados, que se espera sejam positivos. Recorrendo a estas ferramentas podemos, também, comparar duas ou mais alternativas, selecionando a que mais benefícios nos trará.

Se pensarmos um bocado no assunto, percebemos rapidamente que o Cálculo Financeiro está presente em muitas, e seguramente nas principais, decisões que temos que tomar ao longo da nossa vida. Sejam, por exemplo, a compra de uma habitação ou de um automóvel, se devemos optar por pagamento a pronto ou a prestações, ou até qual a melhor alternativa para aplicação das nossas poupanças.

5777-business-items-isolated-on-a-white-background-pv

E se na vida pessoal já existe esta necessidade de tomar decisões que nos irão afetar durante largos períodos de tempo, imaginem o que acontece nas empresas, que quase sempre, apresentam volumes de negócios bastantes superiores aos rendimentos das famílias. No fundo, as decisões são, basicamente, as mesmas, alterando-se os efeitos e o grau de precisão com que os cálculos devem ser feitos.

Numa economia global, termo recorrente na atualidade, não é possível conceber nenhum projeto, independentemente da área em que se desenvolva, sem que a vertente financeira seja devidamente acautelada. Só dessa forma é possível obter melhores rentabilidades, maximizando os resultados duma empresa.

Um negócio cujos gestores e restantes subordinados não dominem de forma clara esta disciplina terá muitas dificuldades em atingir os objetivos a que se propõe, comprometendo seriamente o seu futuro e a sua viabilidade económica. É sabido que as decisões financeiras têm que ser tomadas diariamente, e, para tal, é imprescindível que estas operações e cálculos se tornem uma rotina e auxiliem a tomada de decisão da forma mais assertiva possível.

 

 

The following two tabs change content below.
José Luzia

José Luzia

Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Mestre em Contabilidade e Finanças na mesma instituição. Ao longo deste período efetuou investigação nas áreas da contabilidade e controlo de gestão. Tem 20 anos de experiência na área de gestão de empresas.

Sobre o Leopardo.pt

O Leopardo.pt nasceu da necessidade da existência de um portal de informação destinado a ajudar empresários, empreendedores, e em geral, todos os que se interessam pelas temáticas da Gestão e da Contabilidade, fundamentais no mundo dos negócios.
© 2015 Leopardo.pt | Todos os direitos reservados

Newsletter

Back to Top