Uma Nota Breve Sobre Literacia Financeira

Nos dias de hoje, a literacia financeira é um dos principais ativos dos quais podemos beneficiar na nossa vida pessoal. Como vivemos num mundo capitalista, no qual o dinheiro desempenha um papel central, saber como ganhá-lo e, especialmente como geri-lo, é fundamental para se ter sucesso.

Considerando, por exemplo, que somos trabalhadores por conta de outrem, devemos assegurar que o valor que recebemos de vencimento é suficiente para pagar todas as despesas que temos. Se tal não acontecer, podemos estar em apuros. Isto não significa que pontualmente não possamos ter necessidade de crédito para cobrir o deficit entre o que auferimos e o que gastamos. Deveremos ter presente que uma situação como esta deve ser extraordinária, e nunca pontual.

where-s-the-money-gone-1513359-640x480

Algumas pessoas, que habitualmente possuem créditos para pagar as suas despesas, mais tarde ou mais cedo terão dificuldades em cumprir com as suas responsabilidades. A situação ideal é utilizar o crédito apenas para opções estratégicas e não numa verdadeira necessidade. Por exemplo, o recurso ao crédito para obter benefícios fiscais.

Considerando um outro exemplo, o de sermos empresários, deveremos ter presente que o controlo das despesas é uma das mais importantes ferramentas para manter o negócio a funcionar. A utilização de modelos, como por exemplo, a análise custo-volume-resultado, da Contabilidade de Gestão, pode ajudar-nos a controlar financeiramente o nosso negócio. Teremos apenas que saber distinguir gastos fixos de gastos variáveis.

Para um melhor entendimento desta ferramenta, sugiro a visualização do seguinte vídeo:

Se utilizarmos esta ferramenta de forma adaptada especialmente para empresários, é possível saber, por exemplo, quantas horas um profissional necessita de trabalhar para cobrir todas as suas despesas. Esta diferente abordagem da ferramenta pode ser complementada com outras ferramentas de gestão para gerir eficazmente o negócio.

Já agora, e para melhor se entender a adaptação do modelo de análise custo-volume-resultado, sugiro a visualização do seguinte vídeo (em inglês):

Concluindo, e para quem não está muito familiarizado com o conceito de literacia financeira, ou estaria mesmo interessado em aprofundar os seus conhecimentos nesta área, sugiro a consulta do website http://efinlit.eu/, relativo a um projeto internacional, o eFinLit, o qual é coordenado por uma instituição de ensino superior portuguesa, o ISCAP.

The following two tabs change content below.
Paulino Silva
Professor Adjunto e Investigador no ISCAP – P.Porto. Especialista em Balanced Scorecard e em Ciências Empresariais pelo Instituto Politécnico do Porto. Mestre e MBA pela Porto Business School – Universidade do Porto. Humanistic Professional Coach IHCOS®.
Paulino Silva

Últimos posts de Paulino Silva (ver todos)

Sobre o Leopardo.pt

O Leopardo.pt nasceu da necessidade da existência de um portal de informação destinado a ajudar empresários, empreendedores, e em geral, todos os que se interessam pelas temáticas da Gestão e da Contabilidade, fundamentais no mundo dos negócios.
© 2015 Leopardo.pt | Todos os direitos reservados

Newsletter

Back to Top